O Espírito Santo Me Disse...



Existem aproximadamente 36.400* seitas não-Católicas hoje no mundo, e a cada semana surgem mais. Todas usam a mesma Bíblia, mas cada uma a interpreta de maneira diferente, e consequentemente acaba pregando um "outro Evangelho" (Gálatas 1,8-9). A parte triste é que cada uma tenta justificar sua existência e, portanto, suas ações e maior divisão do Corpo de Cristo alegando que:
"O Espírito Santo me disse".

*Enciclopédia Mundial Cristã, 2003, uma publicação Protestante.

Bom senso e razão, por parte de pessoas inteligentes, mostram rapidamente que esta mentalidade não está em harmonia com o ensinamento de Jesus Cristo, pois ele chamou por "Um Só Rebanho com Um Só Pastor" (João 10,16).
Essas divisões do Corpo de Cristo estão em contradição com o ensinamento da Sagrada Escritura, então como pode ser possível que o Espírito Santo esteja guiando os que a causam?

"Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, QUE TODOS ESTEJAIS EM PLENO ACORDO E QUE NÃO HAJA ENTRE VÓS DIVISÕES. VIVEI EM BOA HARMONIA, NO MESMO ESPÍRITO E NO MESMO SENTIMENTO."
1Coríntios 1,10. Leia também 1Coríntios 11,17-22

"Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir."
Mateus 12,25

"Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, NÃO TEM DEUS. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho."
2João 1,9

A Bíblia é muito explícita quando diz que aqueles que causam divisões não são de DEUS. Dessa forma, o Espírito Santo não poderia de jeito nenhum inspirá-los.

"Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de DEUS, porque muitos falsos profetas se levantam no mundo. Nisto se reconhece o Espírito de DEUS: Todo Espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus.TODO ESPÍRITO QUE NÃO PROCLAMA JESUS NÃO É DE DEUS, MAS É ESPÍRITO DO ANTICRISTO de cuja vinda tendes ouvido, e já agora está no mundo."
1João 4,1-3

Satanás nos fornece 99 verdades para que acabemos engolindo uma mentira.

"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. E O ESPÍRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NÃO O VÊ NEM O CONHECE, MAS VÓS O CONHECEREIS, PORQUE PERMANECERÁ CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS."
João 14,16-17

"Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, O ESPÍRITO DA VERDADE, ELE ENSINAR-VOS- TODA A VERDADE, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir e ANUNCIAR-VOS-Á AS COISAS QUE VIRÃO."
João 16,12-13

Qual é a mensagem desses versículos?
*A quem Jesus se dirigiu nesses versículos?
Este diálogo aconteceu durante a Última Ceia e os únicos presentes com Ele eram os Apóstolos. Ele disse-lhes que o Espírito Santo iria habitar na Igreja que iria fundar. Ele não estava falando para as multidões neste momento.
*Que NEM TUDO está na Bíblia, já que haverá declarações futuras.
*Que a verdade é UMA, e é a pessoa de Jesus Cristo (João 14,16). Que o Espírito certamente não pode declarar uma verdade diferente a cada uma das 36.400 dividões de Seu Corpo.

Então como se pode responder a cada uma dessas 36.400 divisões quando estas alegam que "O Espírito Santo lhes falou"?

Para aqueles que alegam que "O Espírito Santo lhes falou", devo perguntar: "Existem 36.400 Espíritos Santos dizendo a cada divisão uma verdade diferente, ou existe um só Espírito que fala através da única Igreja fundada por Jesus Cristo e mente para o resto?" Qual seria a opção verdadeira? É óbvio que nenhuma das duas, pois a Sagrada Escritura nos dá a resposta.

"Nós, porém, somos de DEUS. Quem conhece a DEUS, ouve-nos: quem não é de DEUS, não nos ouve. É NISTO QUE CONHECEMOS O ESPÍRITO DA VERDADE E O ESPÍRITO DO ERRO."
1João 4,6

Existem três espíritos, e qualquer um deles poderia estar guiando uma pessoa.
1. Primeiramente existe o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, e Seu comando vem de DEUS.
2. Existe então o espírito humano que fabrica os comandos através da imaginação e de outras peculiaridades humanas.
3. Finalmente, existe o espírito maligno e seu comando vem direto de Satanás.

O Espírito da verdade está na Igreja da Verdade, a Igreja que Jesus Cristo fundou.

Como determinamos qual Espírito está guiando a cada um de nós? A Sagrada Escritura nos dá a resposta.

"Deste fato nós somos testemunhas, NÓS E O ESPÍRITO SANTO, QUE DEUS DEU A TODOS AQUELES QUE LHE OBEDECEM."
Atos 5,32
Todos que O obedecem são guiados pelo Espírito Santo. O disobediente é guiado por um dos outros espíritos.
"Sede submissos e obedecei aos que vos guiam pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta. Assim eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto."
Hebreus 13,17
Esta é uma ordem de DEUS.
Martinho Lutero e os outros partidários da reforma foram obedientes a seus superiores?
Eles obedeceram à ordem de DEUS neste versículo? Não? Então qual dos outros dois espíritos os estava guiando? 

Nós obedecemos a DEUS obedecendo aos Seus Mandamentos. DEUS nos diz que Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas.
O que é mais importante em nossas vidas é o deus de nossas vidas. Colocamos DEUS em primeiro lugar, ou colocamos o dinheiro, o poder, as coisas mundanas, ou a carne? Se DEUS ocupa o primeiro lugar em sua vida, isto é um bom sinal de que o Espírito Santo está lhe guiando.


©
Escrito por Bob Stanley em 21 de agosto de 2000

Atualizado em primeiro de julho de 2003


Voltar à Página Principal...