Sola Scriptura II


SOLA SCRIPTURA...PARTE 2

Sola Scriptura significa: "Se não está na Bíblia, não acredito". Pergunte a um protestante se ele acredita na Sola Scriptura. Se ele disser que "sim", então pergunte: "Por quê? Pela autoridade de quem você acredita nisso"? Para que alguém pratique a Sola Scriptura, então uma passagem da Escritura dizendo que se deve acreditar nessa doutrina tem que ser encontrada na Bíblia, de outra forma como eles iriam acreditar? Eles irão invariavelmente apontar para 2Tm 3,16-17: "Toda a Escritura é inspirada por DEUS, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de DEUS se torna perfeito, capacitado para toda boa obra."


Vamos usar agora o nosso bom e velho "bom senso" e examinar esses versículos.


1. Pergunta. O versículo 16 diz "SOMENTE" a Escritura? Não, ele diz "TODA" Escritura. E o que isso significa? O que é "TODA" Escritura? 2Timóteo foi escrito por São Paulo por volta de 65-66 D.C., já que ele sofreu o martírio logo depois, em 67 D.C. A qual Escritura Paulo se referia? Qual Escritura estava disponível para Timóteo nessa época inicial do Cristianismo?


2. Pergunta. Mas não havia alguns livros do Novo Testamento escritos na época em que Paulo escreveu 2Tm?


3. Pergunta. Como é que pode ser só o Antigo Testamento? Os Apóstolos não ensinaram acerca de Jesus Cristo e de tudo o que Ele fez?


4. Pergunta. E quanto a ser "útil para ensinar"?


5. Pergunta. Mas o versículo 17 diz que o homem de DEUS se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.


Vamos agora juntar tudo e amarrar num pacotinho bem arrumadinho, temos que voltar um versículo anterior em 2Tm 3,14: "Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendestes." O que este versículo está nos dizendo? Paulo disse: "permanece naquilo que lhe ensinei". Paulo ensinou a eles oralmente, conforme demonstrado inúmeras vezes nos Atos. Ele diz a Timóteo para continuar a guardar as tradições. Se você ler 2Tm 3,14-17 em seu contexto, Paulo diz a Timóteo para guardar primeiro as tradições, e então usar as Escrituras para seu proveito, no final. Ele está dizendo: "Tradição" e "Escritura" caminham de mãos dadas. Dessa forma, a Sola Scriptura não é Bíblica.

Sola Scriptura também não é histórica, já que a "doutrina" não existiu nos primeiros 1500 anos do cristianismo. Não havia Bíblia para as massas, pois cada uma tinha que ser copiada à mão por Monges. Cada cópia levava muitos anos para ser produzida e era caríssimas. Mesmo se houvesse cópias suficientes, e não havia, a grande maioria da população do mundo era analfabeta e, de qualquer forma, não poderia lê-las. Dessa forma, a Sola Scriptura não era viável, pois não havia Escritura para as "massas" usarem.

A falsa doutrina da Sola Scriptura, proclamada primeiramente por Martinho Lutero, criou a síndrome de "cada um por si" em termos de interpretação Bíblica. Cada indivíduo iria alegar: "o Espírito Santo me disse". Essa forma de pensar bate de frente com o que a Bíblia realmente ensina, que não se pode fazer interpretação individual da Escritura. Veja Atos 8,27-39, e 2Pd 1,20, e 2Pd 3,16-18. Crença na  Sola Scriptura é a razão primária para o fato de haver mais de 28.000 divisões no protestantismo. Só pode haver uma verdade, e ainda assim cada divisão alega "o Espírito Santo me disse". Cada uma reivindica a verdade, mas cada uma difere em muitos pontos das outras. A verdade é uma só, então todas as Igrejas deveriam se reunir na única verdade. Estamos sendo levados a acreditar que há mais de 28.000 Espíritos Santos, cada um dizendo algo diferente a uma seita protestante, ou talvez um Espírito Santo revelando uma verdade diferente a cada uma? A doutrina da Sola Scriptura é claramente uma falsa doutrina inventada por meros homens, e não tem nenhuma base Escritural.


Qualquer um que acredite na falsa doutrina da Sola Scriptura, e rejeite a tradição, está subtraindo da Palavra de DEUS. Dessa forma está violando todos os versículos Bíblicos que advertem: "Não acrescente nada, ou suprima algo, da Palavra de DEUS." Dt 4,2; 11,32; 13,1, Sl 12,7; 33,4,
Sl 50,16-17, Pr 5,7; 30,5-6, Jr 23,36, Gl 1,8, 1Pd 1,24-25, 2Pd 3,15-16, Ap 22,18-20

Acho que se alguém acredita mesmo seriamente na Sola Scriptura, então tem que concordar que a Bíblia deve conter a doutrina, senão, não poderia acreditar nela. Se esse é o caso, então, por favor, alguém pode me mostrar o versículo, a fim de que eu acredite também na Sola Scriptura?

Voltar à Página Principal: