Sola Scriptura


Somente a Bíblia...

Algumas pessoas dirão: "Se não está na Bíblia, não vou acreditar nisso". Pergunte a elas se acreditam na Santíssima Trindade. Se disserem que "sim, claro", então diga: "OK, então me encontre a palavra "Trindade" na Bíblia." Elas não podem encontrá-la porque a palavra não está na Bíblia. Então como pode alguém que acredita na Santíssima Trindade dizer: "SOLA SCRIPTURA" (somente a Bíblia)? Você acredita sinceramente que a Bíblia é a Santa Palavra de DEUS, e que é a verdade? Você sente que se está na Bíblia, você pode acreditar que é verdade? Você sente que se não está na Bíblia, não vai acreditar que é verdade? Algumas pessoas dirão que "Tradição" é só algo que a Igreja Católica usa e que não podemos realmente acreditar nela porque, se não está escrito, não pode ser verdade. "SOLA SCRIPTURA"...

Vamos analisar isso mais de perto... Agora, alguns estão dizendo que acreditam na "Trindade", cuja palavra não consta da Bíblia (nem tampouco a palavra "Encarnação", mas a maioria dos Cristãos acredita nela),  mas não acreditam na "Tradição", que ESTÁ na Bíblia. O que? "Tradição" está na Bíblia...?

Para início de conversa, dê uma olhada em sua Bíblia em Tessalonicenses: 2Ts 2,15: "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai as TRADIÇÕES que de nós aprendestes, seja por PALAVRAS, seja por carta nossa." Este versículo está lhe dizendo para honrar as tradições que foram transmitidas oralmente de geração em geração. SOLA SCRIPTURA...? De jeito nenhum: "Porque a Bíblia me diz isso." Um "aparente" conflito Bíblico com 2Ts 2,15, é Cl 2,8, "Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas "tradições" HUMANAS, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo." A Bíblia, entretando, refere-se a dois tipos de "Tradição": "tradição" humana (com "t" minúsculo) transmitida pelos homens e não de acordo com Cristo (como afirmado em Cl 2,8), e "Tradição" apostólica (com "T" maiúsculo), transmitida pela "Palavra de DEUS", pelosos ensinamentos do Próprio Jesus Cristo, e pelos ensinamentos da Igreja. As condenações da tradição em Mt 15,3, Mc 7,9, e Cl 2,8 referem-se às más tradições humanas. 2Ts 2,15 refere-se à tradição apostólica, a "Palavra de DEUS". Veja as referências no final deste arquivo.


É geralmente aceito que Moisés escreveu os primeiros livros do Antigo Testamento. O tempo no qual ele viveu foi muitas centenas de anos depois de Adão e Eva, e de outros nesses primeiros livros. Ele não tinha nenhuma "Bíblia" para consultar quando estava escrevendo o Gênesis, mas foi inspirado por DEUS, e tinha a "Tradição" passada a ele de geração em geração.

Jesus Cristo ensinou oralmente, a "palavra oral". Ele não escreveu um livro. O único registo de que Ele tenha escrito algo está em Jo 8,6-8, "Jesus se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra." Nós nem sabemos o que foi que Ele escreveu. O primeiro livro do Novo Testamento foi escrito muitos anos depois de Sua morte. Onde foi que os escritores do Novo Testamento obtiveram sua fonte? Sola Scriptura? Não havia nenhuma Escritura para consultar naquela época, então a "Tradição" teve que desempenhar um grande papel na escrita daqueles livros. Se você não tivesse a Tradição, não teria nenhuma Bíblia.

Houve muitos livros escritos antes e depois do Novo Testamento. A Bíblia não diz que é o único livro no qual se deve crer. Muitos dizem que Pedro não foi o primeiro Papa, porque a Bíblia não menciona que ele tenha estado alguma vez em Roma. Mas ela também não diz que ele não esteve lá. Muitos outros escritos da mesma era (Eusebius Pamphilius, por exemplo), dizem que ele verdadeiramente esteve em Roma, e que morreu lá. E isso provou ser verdadeiro, pois sua tumba foi encontrada embaixo da Basílica de São Pedro em Roma. Em Mateus 1,1-17, temos os "gerados", a genealogia de Jesus Cristo (v1,17). É interessante notar que a genealogia é para o pai adotivo de Jesus, São José, que não era Seu verdadeiro Pai e nem um parente de sangue. A genealogia de Maria, Sua mãe verdadeira, uma parenta de sangue, que Lhe deu à luz, não é citada. Afinal de contas, a substância do sangue que fluía através das veias de Jesus veio de Maria. Como você pode explicar essa "omissão aparente" na Palavra de DEUS? A resposta é: era "TRADICIONAL" para os judeus indicarem  a genealogia dos homens e não das mulheres. Isso mostra claramente que a "Tradição" desempenhou imenso papel na Palavra escrita da Bíblia Sagrada.

* Note! A Bíblia na verdade indica que Maria era da casa de Davi, mas não é traçada nenhuma linha ancestral. Se você comparar: Gn 3,15, "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a "SEMENTE" dela (Jesus)..." Rm 1,3: "Acerca de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que foi feito da "SEMENTE" de Davi quanto à carne." Lc 1,32: "...e o Senhor DEUS lhe dará o trono de seu pai Davi, e reinará eternamente na casa de Jacó." Veja também: Is 7,13-14, Jo 7,42, At 2,29-30; 13,22-23, 2Tm 2,8, Ap 5,5.


Algumas outras palavras, com sentido semelhante ao da palavra "Tradição", são usadas por toda a Bíblia. Alguns exemplos são: Mt 28,20: "ENSINAI-AS A OBSERVAR TUDO O QUE VOS PRESCREVI." Jo 15,20: "LEMBRAI-VOS da Palavra que vos disse." Jo 15,27: "Também vós DAREIS TESTEMUNHO, porque estais comigo desde o princípio." 1Cr 11,2: "Eu vos felicito, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas INSTRUÇÕES (o texto grego diz: "guardais as TRADIÇÕES"), tais como eu vo-las transmiti. 1Cr 15,2: "Por ele sereis salvos, se o CONSERVARDES como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé". Is 59,21: "...minhas palavras que coloquei em tua boca não deixarão teus lábios nem os de teus filhos, nem os de seus descendentes, diz o Senhor, desde agora e para sempre". Isaías disse tudo... Veja também: 2Tm 1,13, 2Tm 2,2, 2Tm 3,14, 1Pd 1,25, 1Jo 2,24, 2Jo 1,12

Outro versículo que usa a palavra "tradição" (tradição humana) é: Gl 1,14: "Avantajavam-se no judaísmo a muitos dos meus companheiros de idade e nação, extremamente zeloso das TRADIÇÕES de meus pais".

Aqui está um versículo interessante. Leia At 20,35: "Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e LEMBRAR-SE das palavras do Senhor Jesus, porquanto Ele mesmo disse: "É MAIOR FELICIDADE DAR DO QUE RECEBER"." A palavra "LEMBRAR" não significa "MANTER A TRADIÇÃO"? E se isso não bastasse, tente encontrar onde é que o Senhor disse "É MAIOR FELICIDADE DAR DO QUE RECEBER" nos Evangelhos. Você não vai conseguir porque não está lá. Paulo transmitiu essa frase às pessoas nada mais nada menos do que por meio da "TRADIÇÃO".

Há muitos episódios no Novo Testamente que não podem ser encontrados no Antigo Testamento e portanto devem ter sido transmitidos por TRADIÇÃO. Alguns exemplos são: Mt 2,23 - Nazareno, 2Tm 3,8 - Janes e Jambres, Jd 9 - São Miguel disputando com o diabo o corpo de Moisés.

Dizem que tudo o que está escrito nos Evangelhos, cumulativamente, cobriria apenas 18 dias da vida de Jesus Cristo. Ele viveu 33 anos ou 33 X 365 = 12045 dias. E quanto aos 12027 dias que faltam? Onde estão os "escritos" a respeito de mais de 99% de Sua vida? Uma boa parte está provavelmente perdida, e o que permanece é, sem dúvida...TRADIÇÃO!

Como é que alguém pode descartar o que João diz em: João 20,30 e Jo 21,25: "JESUS FEZ AINDA MUITAS OUTRAS COISAS. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o MUNDO INTEIRO PODERIA CONTER OS LIVROS QUE SE DEVERIAM ESCREVER. AMÉM". Amém, está certo...

Então o que isso tudo significa...? Em poucas palavras: "GUARDE AS TRADIÇÕES".


O "triângulo"...

Você já viu um triângulo equilátero (comprimentos e ângulos iguais em todas as dimensões)? É a mais forte, mais rígida forma geométrica que existe. Você vê muitos deles sendo usados em pontes para fortalecer a estrutura. A Igreja Católica tem muito cuidado em preservar a "Tradição". Ela é um lado do triângulo do ensinamento da Igreja. Os outros dois lados são a Sagrada Escritura e o Magistério. Nenhum lado pode se sustentar sem os outros três. Temos um triângulo na Santíssima Trindade, um triângulo no ensinamento da Igreja e um triângulo em cada pessoa vivente: corpo, alma e espírito. Os lados de cada um desses 3 triângulos não pode se separar dos outros e ainda assim manter os atributos, a integridade e o significado do todo.

Pergunto àqueles que acreditam na Sola Scriptura: "SOLA SCRIPTURA, mostre-me na Bíblia onde é que diz SOLA SCRIPTURA, somente a Bíblia." VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR. Já que você não acredita em nada que não esteja escrito na Escritura, como é possível que acredite na Sola Scriptura quando esta não pode ser encontrada na Escritura?

Santo Agostinho, mentor e guia de Martinho Lutero, tem que ter a palavra final sobre a Sola Scriptura. Ele disse: "Se não fosse pela autoridade da Igreja, não acreditaria no Evangelho."


"Lembrai-vos da Palavra que vos disse."
João 15,20


"E como cretão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?...A fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo." Rm 10,14-17.

Referências Bíblicas para Sola Scriptura: Gn 3,15, Is 7,13-14, Mt 1,1-17, Lc 1,32, Jo 7,42, At 2,29-30, At 13,22-23, Rm 1,3, 2Tm 2,8, Ap 5,5.

"Tradição" Apostólica: Sl 44,1; 45,17; 77,5.10-11; 105,5; 143,5, Pr 2,17; 6,20, *Is 40,8, *Is 59,21, Mt 28,20, *Mc 13,31, Lc 2,19,51, Jo 14,25-26; 15,20,27, Jo 21,24-25, At 2,42, *At 20,35, Rm 12,6, 1Cr *2,13, 11,2; 1Cor 15,2, 2Cor 3,2-3, *2Ts 2,14-15, *2Ts 3,6, 2Tm 1,13; 2,2.15, 2Tm 3,14, Hb 2,1, *1Pd 1,25, *2Pd 1,20, 1Jo 1,1, 1Jo 2,24, *2Jo 1,12, *3Jo 1,13-14, Jd 1,3, Ap 12,17, Ap 19,10.

"Tradição" humana: Mt 15,2.3.6, Mc 7,3.5.8.9.13, *1Cr 2,13, Gl 1,14, *Cl 2,8.14, Tt 1,14, 1Pd 1,18


SINTA-SE À VONTADE PARA COPIAR ESTE ARQUIVO E PASSAR ADIANTE, CONTANTO QUE NADA SEJA MUDADO.

Voltar à Página Principal