UM! UNO! EIN! UN! URN!



Só existe uma verdade, e é uma pessoa, a pessoa de Jesus Cristo:
"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida."
João 14,6

Explicação:
Assim como só existe um único Jesus Cristo, só pode haver uma única verdade. Esse versículo é verdadeiro porque Ele assim o disse.

"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te* darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
Mateus 16,18-19
*A palavra grega usada aqui para "tu" é "sou", que é singular.

Por que Jesus mudou o nome de Simão para Pedro? A resposta está na Escritura.
Você percebeu que Jesus disse Igreja (singular), e não igrejas (plural) no versículo 18?
Você notou que Jesus deu o único molho de chaves a Pedro e somente a ele no versículo 19?
Você percebeu que ligar e desligar se referem à autoridade que Jesus Cristo concedeu à
única Igreja que fundou, e a nenhuma outra?

Explicação:
Jesus fundou somente uma Igreja, e deu o único molho de chaves para uma única pessoa: Pedro.

Assim como a verdade é uma e Jesus Cristo é um, a Igreja que Ele fundou é u
ma, a cabeça visível de Sua Igreja (Pedro) na terra é uma, e a autoridade dada por DEUS àquela Igreja é uma.

Caifás, o sumo-sacerdote judeu, disse:
"E ele não disse isso por si mesmo, mas, como era o sumo-sacerdote daquele ano, profetizava que Jesus havia de morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos.
"
João 11,51-52

"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor."
João 10,14-16
Você notou que Jesus disse um só rebanho e um só pastor?


Explicação:
Um rebanho e um pastor simplesmente significa que há apenas uma Igreja fundada por Jesus Cristo.

"Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim."
João 17,21-23
Você percebeu nesse trecho as súplicas em prol da unidade elevadas ao Pai pelo Filho?


Explicação:
O Pai e o Filho são um
, conforme mostrado nesses versículos e também em outros:
"
Eu e o Pai somos um", João 10,30.
"
Quem me vê, vê o Pai" (ou similar), João 8,19; 12,45; 14,7-11.

"O DEUS da perseverança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo, para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a DEUS, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo."
Romanos 15,5-6

Explicação:
Devemos ter um só coração, um só espírito e uma só voz. Em outras palavras, devemos pensar, acreditar e falar em uma só voz, e fazer tudo isso de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo
.
Todos os cristãos agem dessa maneira?

"Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivam em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento."
1Coríntios 1,10

Explicação:
Mais uma vez, temos que ter o mesmo espírito e devemos estar em pleno acordo, e não deve haver divisões entre nós, tendo todos um só sentimento.

"Por que quem conhece o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo?"
Nós, porém, temos o pensamento de Cristo."
1Coríntios 2,16

Explicação:
Cristo é um. Cristo é a única verdade. Se temos o mesmo pensamento de Cristo, temos a única verdade.

"Cumpre, somente, que vos mostreis em vosso proceder dignos do Evangelho de Cristo. Quer eu vá ter convosco quer permaneça ausente, desejo ouvir que estais firmes em um só espírito, lutando unanimemente pela fé do Evangelho."
Filipenses 1,27

"Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus."
Filipenses 2,5

Explicação:
Mais uma vez, somos lembrados de que devemos ter um só pensamento e um só espírito, e que devemos ter o pensamento de Cristo.

Quantas vezes a Palavra de DEUS tem que ser repetida até que finalmente entendamos a mensagem?
Mais adiante nesse escrito, mostrarei que muitos nunca entendem a mensagem.
Ou entendem a mensagem mas continuam ignorando-a.

"Lembrai-vos, pois, de que outrora vós, gentios por nascimento -- que sois chamados incircuncisos por aqueles que se dizem circuncidados, os que levam na carne a circuncisão feita por mãos humanas --, lembrai-vos de que naquele tempo estáveis sem Cristo, sem direito da cidadania em Israel, alheios às alianças, sem esperança da promessa e sem Deus, neste mundo. Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo. Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade. Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto; portanto é por ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo espírito. Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo o edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É neles que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus."
Efésios 2,11-22


"Exorto-vos, pois -- prisioneiro que sou pela causa do Senhor --, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutualmente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos."
Efésios 4,1-6

Quantos uns e umas você contou nesses poucos versículos?

Explicação:
São Paulo nos exorta a termos uma única fé. Ter uma só fé significa ter uma única Igreja.
São Paulo continua no mesmo capítulo:

"A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores. Para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores."
Efésios 4,11-15


Mesmo no Antigo Testamento é da vontade de DEUS que sejamos todos um.

"A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: filho do homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: "Judá e os israelitas que estão com ele". Em seguida, tomarás outro no qual escreverás: "José, madeira de Efraim, e todos os israelitas que estão com ele". Em seguida, os ajuntarás um ao outro, de modo que só formem um pedaço em tua mão. Quando teus compatriotas te perguntarem o que queres dizer com isso, responderás: eis o que diz o Senhor Javé: vou tomar o lenho de José, que está na mão de Efraim, assim como as tribos de Israel que estão com ele, para juntá-lo ao lenho de Judá, de modo que, unidos na mão, não sejam senão um. Guardarás ostensivamente na mão os pedaços de madeira em que houveres feito essas inscrições, e tu dirás: eis o que diz o Senhor Javé: vou recolher os israelitas de entre as nações onde se acham dispersos; vou congregá-los de toda parte e trazê-los para a sua terra. Farei com que, em sua terra, sobre as montanhas de Israel, não formem mais do que uma só nação, que não possuam mais do que um rei."
Ezequiel 37,15-22


Em suma:
um só DEUS, um Pai, um Jesus Cristo, um Salvador, um Pastor, um Senhor, um Sumo-Sacerdote, um Espírito Santo para guiar a única Igreja que Jesus Cristo fundou, que é o único Corpo de Cristo. Há somente uma cabeça visível da Igreja de Cristo na terra, e só há uma autoridade que foi dada a esta única Igreja. Há uma única Palavra, uma verdade, uma Escritura, uma interpretação infalível desta única Escritura, uma esperança, uma fé, e um Batismo. Devemos ter um pensamento, sermos um em espírito e falar com uma voz na unidade. Devemos todos dizer as mesmas coisas, não deve haver divisões entre nós e devemos ter uma só maneira de julgar.

Puxa! É um bocado de coisa para guardar, mas poderíamos lembrar de tudo isso muito facilmente se nos lembrássemos apenas de uma palavrinha de três letras, e qual você acha que é essa palavra?


Agora, depois dessa quantidade esmagadora de uns e umas, requerida por DEUS, por Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, São Paulo e outros na Sagrada Escritura, alguém poderia por favor me explicar o porquê de haver mais de 37.000* diferentes seitas protestantes e não-católicas, todas ensinando algo diferente da única verdade, dada pelo único DEUS, e todas essas dezenas de milhares usando a mesma única Escritura?
Onde está a unidade nesse caos satânico de dividir e conquistar?
Resposta? Não há nenhuma!

Os membros daquelas dezenas de milhares de seitas* estão sendo fiéis ao ensinamento da Sagrada Escritura? Não é óbvio que não estão? 

*Enciclopédia Cristã Mundial, 2004, uma publicação protestante.


Já que o protestantismo criou dezenas de milhares de divisões no Corpo de Cristo,
alguém poderia me dizer por favor que parte do UM é essa que eles simplesmente não entendem?

Copyright ©
Escrito por Bob Stanley em 13 de dezembro de 2001
Atualizado em 15 de maio de 2004


Voltar à Página Principal...