Por Quem Os Sinos Dobram... Eles Dobram Por Você...
É o Dobre de Finados da Sola Scriptura!


BONG.G..G...G....G.....
BONG.G..G...G....G.....
BONG.G..G...G....G.....


Por favor fiquem em silêncio reverente para o toque fúnebre...


Tenho vários arquivos neste website falando sobre Sola Scriptura. Talvez você queira ler estes primeiro:
Sola Escritura, o Nosso Lado, O Outro Lado, O Pêndulo, e as excelentes homilias de Pe. Damen entituladas A Única Igreja Verdadeira e A Igreja ou a Bíblia.
Para os que ainda acreditam na falsa doutrina manufaturada pelo homem chama Sola Scriptura mesmo depois de lerem os arquivos acima, tenho algumas observações interessantes que ninguém conseguiu negar com documentação histórica autêntica.


Já que ainda está aqui, vou supor que ainda acredita firmemente na Sola Scriptura (SS).
OK, vamos ver se você pode responder a estasafirmações muito sériasa respeito doque a Sagrada Ecritura realmente diz a respeito de sua crença.


Sola Scriptura significa "Somente Escritura" ou "Apenas a Escritura".
Em outras palavras, dizem os que acreditam na SS: "Tudo que preciso saber está na Sagrada Escritura e tudo fora da Sagrada Escritura não é digno de crédito...a menos que, é claro,estejaem acordo comminhas crenças baseadas na SS".
Baseando-se no próprio título, para que você acredite na Sola Scriptura, tem que ser capaz de mostrar o(os) versículo(s) que a autorizam e que podem ser encontrados na Sagrada Escritura. Versículo(s), porfavor?

2Timóteo 3,16-17 são os únicos versículos que sempreme citamquando faço essa pergunta. Primeiramente, diga-me por favor por que me fornecem esses dois versículos e não o capítulo inteiro de 2Timóteo 3?
Uma das regras mais básicas de interpretação da Bíbila é:"nunca tirar os versículos de seu contexto".
Aqueles que violam esta regra básica, invariavelmente irão tentar mostrar que a Bíblia"prova" queaquilo queensinam é verdadeiro. É fato muito conhecido que versículos tirados fora de contexto podem "parecer" apoiar praticamente qualquer ensinamento herege. Ao invés de harmonizarem seus ensinamento com a Escritura, as pessoas que tentam distorcer a Escritura harmonizam-na de acordo com seus ensinamentos.
Lembre-se sempre deque: "um texto semcontextonada mais é do que um pretexto".
Vamos agora examinar esses dois versículos detalhadamente,no contexto adequado.


Por que os não-Católicos citam 2Timóteo 3,16-17 fora de contexto? Acredito que seja porque, quando lidos em contexto, os versículos mostram claramente a falácia da SS e não oferecem nenhum apoioà esta.

Acredito que seja porque quando citados em contexto, os versículos mostram claramente a falácia da SS e não a apóiam de maneira alguma. Exegese Bíblicafora de contextoé o maior motivo pelo qual muitos simplesmente entendem a Sagrada Escritura de maneira errada.
Você deveria sempre começar com o primeiro versículo de um capítulo a fim de colocar os versículos seguintes no contexto adequado. Em alguns casos você poderá até ter que voltar e ler um capítulo anterior, para se assegurar.

Por favor volte aos versículos de2Timóteo 3,1-6. Eles falam do que está acontecendo hoje em dia em nossa sociedade.

O versículo 7 é o meu favorito, a carapuça serve direitinho nos que acreditam na SS: "SEMPRE A APRENDER SEM NUNCA CHEGAR AO CONHECIMENTO DA VERDADE".
Os versículos 8-9 reinforçam o versículo 7.

No versículo 10,Paulo os elogia porseguir sua doutrina. Qual é asua doutrina? É um livro que escreveu? Não, paulosó falava. Sua doutrina era Tradição oral que ele repassou a outros.

Versículos 11-12: Paulo é perseguido por pregar a verdade, e o mesmo acontecerá conosco.

Versículo 13, outro dos meus favoritos: alguns levarão os outros ao erro e as coisas só vão de mal a pior. A falsa doutrina da SS é parte desse "pior" do qual Paulo falou.

E setorna mais interessante ainda no versículo 14: "Tu, porém, permanece firme naquilo que APRENDESTE e que te foi CONFIADO". O que esse versículo poderia significar a não ser MANTER AS TRADIÇÕES que lhe foram ensinadas?

Versículo 15: "desde a sua infância, conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação..." Já que2Timóteo foi escrita provavelmente entre 63e 66 antes de 67 D.C, quando São Paulo foi martirizado, então a infância de Timóteo, ao qual Pauldestinaesta epístola, tem que ter sido muitos anosantes, antes de que qualquerlivro do Novo Testamento (N.T.) fosse escrito. Se subtraímosa idade de25 anosdepossível 66 D.C, Timóteo seria uma criança em 41D.C, e ainda maisnovo setivesse mais de 25 e/ou a Epístola foi escrita antes de 66. Paulo deveria estar falando apenas sobre o Antigo Testamento (A.T.).Os que acreditam em SS são então forçados a aceitar somente o A.T, ao qual Paulo se refere neste versículo. Os mesmossão obrigados também arejeitarem o Novo Testamento inteiro, já que nada destetinha sido escritopelo ano 41, e nem foi decidido canônicamente até o fim doséculo quarto, mais de 300 anos depois.

O versículo 16 diz que toda a Escritura foi inspirada por DEUS e é útil para ensinar, reprovar e instruir na justiça. Isto está bem. Mas, note por favor que todo este versículo diz que a Escritura é útil, e não diz de nenhuma maneira ou mesmo insinua que é a única ferramenta útil ao ensino. Esta observação desse versículo é suficiente para destruira própria doutrina da SS, masainda tem muito mais.
Paulo diz: "TODA Escritura é inspirada por DEUS...". Mas qual Escritura Paulo tinha naquele tempo? A única Escritura disponível para Paulo era o Antigo Testamento em uma das duas formas: o Hebraico ou o Grego da Versão dos Setenta. Estudiosos concordam quea Dos Setenta era a versão mais citada no Novo Testamento, e tinha todos os livros, incluindo aqueles que os Protestantes descartaram durante a reforma. Isto coloca os seguidores da SS na difícil posiçãode terem que aceitar os "Deuterocanônicos" (chamados por eles de "Apócrifos"), que estavam na Bíblia dos Setenta que os Judeus falantes do Grego, incluindo São Paulo, usavam. Leia os arquivos "Deuters" e, "A Igreja Católica é Mãe ou Filha da Bíblia", que se encontram em outra parte deste website, para maiores detalhes. Lembre-se de que estes foram os sete livros rejeitados por Martinho Lutero quase 1500 anos depois: Sabedoria, Eclesiástico, Judite, Tobias, Baruch, Macabeus 1 e 2. Já que as duas traduções eram as únicas disponíveis para Paulo, e ele disse que toda a Escritura era inspirada por DEUS, então aqueles sete livros também tinham que ter sido inspirados por DEUS, não teriam?Se é o caso, então quem teria a autoridade de removê-los? Você se lembra do que a Bíblia diz sobre adicionar ou remover algo da Palavra de DEUS e o que aconteceria aos que fizessem isso?
Obviamente, os que acreditam na Sola Scriptura não podem usar 2Timóteo 3,16-17 sem jogar fora todo o Novo Testamento, e teriam que aceitar todos os sete livros Deuterocanônicos como sendo inspirados.
Mais uma vez, já que Paulo disse que toda a Escritura era inspirada, você acha que este comentário seria válido também para toda Escritura futurado seu tempo? Obviamente não poderia ser, já que Paulo não poderia fazer uma afirmação tão geral em relação a escritos futuros sem saber seu conteúdo.
Se você ainda insiste que TODA a Escritura é inspirada, então por favor me diga por que os Evangelhos de Pedro, Tomé, Tiago, Matias, Barnabé, Bartolomeu e André ou os Atos de Pedro, Paulo e Felipe não estão em sua Bíblia?
Se você insiste em acreditar que a afirmação também se refere a escritos futuros, então teria que admitir que as centenas (250-300) de livros que foram rejeitados como não inspirados, são de fato inspirados, simplesmente porque Paulo assim o diz. A propósito, quem você acha que rejeitou estes muitos livros não inspirados e reteve os livros que vocêtem em sua Bíblia agora?

Agora vamos ao versículo 17, que o homem de DEUS pode ser perfeito, preparado para toda boa obra. O versículo diz totalmente preparado? O versículo significa que a Escritura sozinha vai fazer um homem ser perfeito e totalmente preparado e sem lhe faltar nada? Se é este o seu modo de pensar, então tenho que lembra-lo de Tiago 1,4 que diz: "Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, A FIM DE SERDES PERFEITOS E ÍNTEGROS, SEM FRAQUEZA ALGUMA."Esteversículo é ainda mais explícito do que 2Timóteo 3,17,perfeito, íntegro e...sem fraqueza alguma.Tiago 1,1-4 nem mesmo menciona a Escritura, não é?



Em suma:
* Pessoas de nosso tempo, sem nunca conhecerem a verdade, guiarão muitos à perdição, vs 1-9.
*Mantenha as TRADIÇÕES que lhe foram ensinadas e esteja preparado para sofrer preseguições por causa disso,
vs 10-13. Eu diria que nós Católicos somos perseguidos por mantermos as "T"radições, você não concordaria?
*Continue na verdade que lhe foi ensinada oralmente, vs 14-15.
*Você não pode usar o N.T de jeito nenhume tem que aceitar os 7 livros disputados como sendo canônicos, vs 15-16.
*Use a Escritura, pois é útil ao ensino, mas de maneira nenhuma o único meio, vs 16-17.
*Nós Católicos concordamos com tudo que é dito em 2Timóteo 3. E você?
*Quando você citar a Escritura, por favor não a tire de contexto, pois é óbvio que desta forma você pode cair no erro.



A mais antiga menção da falsa doutrina da Sola Scriptura foi de autoria de Martinho Lutero quandoquestionado no Sínodo de Augsburgo (Alemanha) em outubro de 1518. Em sua apelação ao Concílio, Lutero colocou a Bíblia e sua decisão (sua interpretação dela) acima do Papa. Mesmo assim ele admitiu que a autoridade do Sínodo e da Bíblia estavam na mesma altura, só com a esperança de que o Sínodo lheconcedesse uma decisão favorável. Na Disputa de Leipzig em julho de 1519, Lutero decladou que a Escritura estava acimade umConcílio da Igreja e que os Concílios Ecumênicos já haviam errado em assuntos de fé.*
Eu presumo que Martinho Luterotenha "esquecido" que por uma decisão infalível,foram o Papa e o Magistério que decidiram os cânones tanto do Antigo quanto do Novo Testamento em Concílios anteriores da Igreja.

*Referência: "Martin Luther, His Life, and His Work" ("Martinho Lutero, Sua Vida e Sua Obra), 6 volumes, 1930 Volume 4: páginas 388-389,
deHartmann Grisar, um Jesuíta Alemão.



Sola Scriptura, conforme mostrei, não é Escritural. Também não se pode mostrar que seja histórica antes da reforma. Isto a classifica como uma tradição falsa feita pelo homem (com "t" minúsculo) e é, desta forma, condenada pelo Próprio Jesus Cristo, já que Ele disse em Mateus 15,1-9 e em Marcos 7,3-13, e por São Paulo em 1Coríntios 2,13, Colossenses 2,8 e Tito 1,14. Isto significa que os não-Católicos que tomam a Bíblia ao pé da letra embolando "T"radições Apostólicas e "t"radições feitas pelo homem, devem também condenar a Sola Scriptura. A Sagrada Escritura nos diz claramente que "t"radições feitas pelo homem devem ser condenadas conforme indicado acima, enquanto a "T"radição Apostólica deve ser preservada (Filipenses 2,16, 2Tessalonicenses 2,14-15, 2Timóteo 1,13-14; 2,2; 3,4, Hebreus 2,1).

Mais uma vez, vou perguntar aos que acreditam na SS:
"Por favor mostrem-me o versículo(s) da Sagrada Escritura que autoriza a falsa doutrina feita pelo homem da Sola Scriptura?"


Por que os que acreditam na Sola Scriptura ignoram tantos versículos da Bíblia que nos ensinam exatamente o oposto do que os proponentes da SS queriam que fizéssemos? A Bíblia está cheia deles e alguns são tão claros e diretos que eu não vejo como podem ser mal interpretados. SS é,com efeito, uma falsa crença que a Escritura tem toda a verdade em si e que a tradição não tem nenhum lugar na salvação. Para começar: "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós APRENDESTES, SEJA POR PALAVRAS, SEJA POR CARTA NOSSA."que vem de 2Tes 2,15. Porpalavrasou por carta, como Paulo poderia ser mais claro? Mas cái em ouvidos moucos por parte dos que acreditam na SS.
Voltando ao versículo anterior, o 14: E pelo anúncio da nossa pregação vos chamou para tomardes parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo" O que é pregação a não ser palavra ouvida ou "T"radição. Ambos os versículos 14 e 15 são ignorantos pelos proponentes da SS.
E que tal: "Eu vos felicito, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais minhas instruções, tais como eu vo-las transmiti" 1Coríntios 11,2, ignorado pelos proponentes da SS.
Mateus 28,20, "Ensinai-as a obvervar tudo o que vos prescrevi. Este versículo é ignorado pelos proponentes da SS. Eu poderia listar muito mais, mas sinto que já me fiz entender. Jesus Cristo disse a alguém para escrever um Evangelho, ou ele disse para irem e ensinarem?
Nada da Bíblia pode ser deliberadamente ignorado, como os proponentes da SS queriam que acreditássemos. Não podemos pegar, escolher e aceitar este versículo, rejeitar aquele, como num bufê de doces e salgados, só porque está em harmonia ou em desacordo comnossas crenças. Entretanto, isto é exatamente o que os proponentes da SS fazem.
Lembra-se de todos aqueles versículos a respeito de não adicionar ou tirar algo da Palavra de DEUS? A Escritura está cheia de referências a isso. Aqui estão algumas. Dt 4,2, Pr 30,4-6, Gl 1,8, 2Pd 3,15-16 e é claro Ap 22, 18-20.
Como Paulo falou que toda a Escritura é inspirada, então a afirmação teria que incluir todos os versículos que até mesmo mencionam tradição ou palavra. Não é verdade? Já que o Antigo Testamento é o único que podem usar se insistem em aceitar 2Timóteo 3,16-17 como "autoridade" da SS, então veja esses exemplos de como se deve manter as tradições no Antigo Testamento: Sl 44,1, Sl 78,5.10-11,Sl 105,5,Sl 143,5, Pr 2,18, Is 40,8, *Is 59,21, Jr 6,16-17, Jr 31,36, Dn 7,28,e Zc 1,6.



Paulo, ou qualquer outro escritor dos livros do Novo Testamento, sabia que estava escrevendo livros inspirados na época em que escreveu? Se não, então como você sabe que os livros dos quais você cita passagens, tais como 2Timóteo, são inspirados? Existe uma lista de livros inspirados em algum lugar da Bíblia? Se existe, mostre-me o versículo(s) por favor.
Se não consegue encontrar tal lista, então por favor me diga, por qual autoridade você acredita que esses livros são inspirados? O Novo Testamento simplesmente caiu do Céu nos braços de Lutero? Acredite se quiser, é isto o que alguns têm aprendido.



Qual foi a época mais remota em que o Novo Testamento, conforme o conhecemos, passou a existir? Qual Bíblia do Novo Testamento alguém vivendo em 333 usava? 222? 111? Afinal de contas, havia Cristãos naquele tempo para alimentar os leões, se você se recorda. Isso me recorda algo. O que motivava esses primeiros Cristãos a terem tanto fervor a ponto de sacrificarem suas vidas aos milhares, em modos terríveis de martírio,na firme recusa em desistir de sua fé Cristã? Era o livro? Caso afirmativo, que livro?


Como as Bíblias eram reproduzidas antes da invenção da imprensa em 1450? O Céu novamente a jogava dos céus aos milhões para todas as pessoas que viveram desde o tempo de Cristo? Onde as massas de Cristãos adquiriam suas Bíblias a fim de poderem praticar a SS?
Aresposta é: as massas não tinham Bíblias, já que cada Bíblia era copiadaà mão por monges. Você sabe quantotempo levava para um monge copiar uma Bíblia? Levavade 10 a 20 anos. Agora considerando-se tantos anos necessários para se copiar uma Bíblia, quanto você supõe que custavacada Bíblia? Apessoa de classe média nãotinha como pagar 10 a 20 anos de trabalho de uma pessoa por um livro. Então havia muito poucas cópias disponíveis, e elas estavam nas Igrejas. Então como poderia alguém antes de 1450 praticar a Sola Scriptura se o conceito já existisse?


Você acredita que George Washington foi o primeiro presidente americano? Por que? Você acredita que a guerra civil realmente aconteceu? Por que? Você acredita que o Rei João assinou a Magna Carta? Por que? Nenhum desses fatos está na Bíblia, e mesmo assim você acredita neles, porque te ensinaram a acreditar neles e eles estão registrados em livros de história. Por que então você não acredita em nada a respeito da Igreja Católica, como por exemplo o fato de que Pedro realmente esteve em Roma, ou que Pedro foi o primeiro Papa, a menos que possa encontrar esses fatos na Bíblia?
Os proponentes da SS acreditam na Trindade? Se sim, então por favor mostrem-me a palavra Trindade na Bíblia. A Igreja Católica tem milhares de documentos que mostram exatamente como a Igreja surgiu e como cresceu até se tornar a Igreja que é hoje em dia. Todas essas perguntas e milhares de outras são respondidas por documentos históricos autênticos desde o comecinho da Igreja.
Eusebius escreveu um livro sobre a história da Igreja antes mesmo do seu começo e pelos 200 anos mais ou menos depois que foi iniciada por Jesus Cristo. Algum dos proponentes da SS acreditaria no livro escrito por Eusebius? Não, porque não podem encontrá-lo na Bíblia. Por quê então acreditariam em qualquer coisa escrita em qualquer livro de história? Eles não estão estabelecendo um duplo parâmetro quando não acreditam na história da Igreja conforme registrada e ao mesmo tempo acreditam somente em história registrada que não é da igreja?



Os entusiastas da Sola Scriptura nunca vão entender e nunca vão encontrar a verdade. Eles contruíram suas crenças na areia da SS e não na rocha da Igreja. Fundações de areia são mutáveis e instáveis. Não adianta ficar pavimentando, a casa da fé não será sólida, mas mudará continuamente conforme a direção do vento e a água vai erodir a fundação de areia sobre a qual eles construíram. Eles passarão o resto de seus dias tentando em vão provar isto, provar aquilo, ou provar aquilo outro,com aEscritura. Uma denominação "provou" com base na Escritura que Jesus Cristo era divino e não humano,enquanto uma outra "provou" com base na mesma Escritura que Ele era humano e não divino.
A manufaturada falsa doutrina da Sola Scriptura simplesmente não funcionou, e nunca vai funcionar.

A doutrina da Sola Scriptura apareceu em cena no tempo da reforma, conforme afirmado anteriormente. Não existia, e nem poderia existir antes da invenção da imprensa, quando as Bíblias finalmente ficaram disponíveis a baixo custo, e em abundância, para as massas. A doutrina da SS não é Escritural, conforme mostrei. Não é histórica antes da reforma, como também mostrei e não é funcional.
Esta falsa doutrina da SS e a "interpretação individual" da Escritura (proibida pela própria Escritura em At 8,26-35 e 2Pedro 1,20) são as raízes das divisões no Corpo de Cristo no Protestantismo.
Existem agora mais de 33.820 denominações não-Católicas* no mundo. De que outra forma você explicaria essas divisões? Cada uma reivindica a verdade, "conforme os Espírito Santo lhes disse", alegam. Existem 33.820 Espíritos Santos dizendo uma verdade a cada uma? Ou existe um Espírito Santo dizendo uma verdade diferente a cada uma? A Verdade é uma só e não 33.820. Só pode haver uma verdade.
Só existe um Espírito Santo.
Jesus Cristo disse: "Haverá UMsó rebanho e UM só pastor." João 10,16.
Ele não disse que haveria 33.820 rebanhos com um só pastor.
Como você explica a razão para haver 33.820 divisões no protestantismo a não ser pela adoção da Sola Scriptura e sua acompanhante a interpretação individual da Sagrada Escritura? Os Católicos são castigados por alguns por terem um Papa, que é aFigura Paterna, o Vigário de Cristo, a cabeça visível da Igreja Católica na terra, paraguiar a Igreja que Jesus Cristo fundou, em toda a verdade. Não estariamtodos esses não-Católicos, que correm por aí praticando interpretação individual da Escritura, na realidade, chamando a si mesmos de seus próprios Papas?

* Enciclopédia Cristã Mundial, abril de 2001, uma publicação Protestante.


Aqui estão só alguns de muitos escritos históricos genuínos dos primeiros autores e Pais da Igreja defendendo a manutenção das Tradições.
Alguém poderia por favor me mostrar escritos históricos autênticos similares antes da reforma que dizem:
"Não guarde as Tradições"?
Mostre-me um documento histórico genuíno que defina a falsa doutrina Protestante da Sola Scripturaantes da reforma?

Mantendo a Tradição...

Polícrates, Carta a Victor de Roma 5:24:1. J190a
Irineu, Contra Heresias 1:10:2, 2:9:1. J192,198,209
Irineu, Contra Heresias 3:3:2, J210-213,226,242,257
Irineu, Carta a Florinus 5:20:4. J264
Tertuliano, Demurrer Contra Hereges 19:3. J291-296,*298
Tertuliano, O Véu das Virgens 2:1. J328a,329
Tertuliano, Contra Marcion 4:5:1+. J341,371
Hipólito, Contra a Heresia de Noetus 17. J394
Origen, Doutrinas Fundamentais 1:prefácio:2,4. J443,445,785
Atanásio, Carta a Serapião 1:28. J782
Foebadde Agen, Contra Arianos 22. J898
BasilO Grande, Transcrito da Fé 125:3. J917
Basil O Grande, O Espírito Santo 27:66. J954
Basil O Grande, Fé 1. J972
Gregório de Nyssa, Contra Eunomius J1043
Epifânio, Contra Todas as Heresias 61:6,73:34. J1098,1107
Crisóstomo, Sobre Romanos 1,3. J1181
Crisóstomo, Sobre a Segunda Carta aos Tessalonicenses 4,2. J1213
Jerônimo, Diálogo entre Luciferiane Christian 8. J1358
Agostinho, Carta a Januário 54:1:1,3. J1419,1419a
Agostinho, Contra a Carta de Mani 5:6. J1581
Agostinho, Batismo 2:7:12, 4:24:31. J1623,1631
Agostinho, Interpretação Literal do Gênese 10:23:39. J1705
Agostinho, Cidade de DEUS 16:2:1. J1765
Agostinho, Contra Julian 1:7:30, 2:10:33. J1898-1900
Inocêncio I, Carta ao Concílio de Cartago 29:1. J2015f
Theodoret of Cyr, Carta aFlorentius 89. J2142
Vicente de Lerins, Os Cadernos 2:1, 9:14. J2168,2169,
Vicente de, Os Cadernos 20:25, 22:27. J2172-2175
Gregório I, Homilias sobre Ezequiel 2:4:12. J2329
Damasceno, Homilias 10:18. J2390

As referências Jxxxx são números de parágrafos em "Faith of the Early Fathers" ("Fé dos Primeiros Pais") de William A. Jurgens.

Estes documentos dos Pais podem ser baixados na internet Aqui...ou Aqui...



"Sola Scriptura" é um nome errado para aqueles que a praticam e que acreditam que tudo o que é necessário para a salvação está na Sagrada Escritura. A razão para isso é que a maioria do que está na Escritura nem é digno de crédito por partedos que aderem à SS. Consequentemente os que acreditam na SS só vão acreditar naquilo em que querem acreditarda Sagrada Escritura, e discartarão o resto. A Sola Scriptura é então distorcida para se tornar Não Sola Scriptura.
Casos a ponderar:
Eles acreditam na Santíssima Trindade que é definida na Escritura mas que não é denominada como tal, mas rejeitam Purgatório que é igualmente definido na Escritura e, também, não é nomeado como tal.


Eles rejeitam a Presença Verdadeira de Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia mesmo estando claramente definida pelo Próprio Jesus Cristo em João capítulo 6, e em todos os outros 3 Evangelhos e por São Paulo em 1Coríntios 11,23-30
.

Eles alegam que é a Bíblia que é a "Coluna e Sustentáculo da Verdade" e rejeitam o fato de que não é a Bíblia, mas sim a Igreja, conforme afirmado em 1Timóteo 3,15.

Eles alegam que tudo está na Bíblia a despeito do fato que a Bíblia diz que não contém tudo em suas páginas em João 20,30-31e João 21,25.
Os que acreditam na Sola Scriptura tentam injetar suas próprias crenças na Escritura para fingir que são Bíblicas quando de fato não o são.
Casos a ponderar:
Clamam que a Bíblia é a autoridade final, a despeito do fato de que a Bíblia afirma claramente que é a Igreja que detém a autoridade final em Mateus 18,15-18.
Em nenhum lugar da Escritura se encontra uma passagem onde a Bíblia alega ser a autoridade final.

Eles alegam que a Bíblia autentica a si mesma quando de fato não o faz.
Isto não é dito em nenhum lugar da Bíblia.

Eles alegam que a Escritura é facilmente interpretada por qualquer um quando, de fato, a Escritura diz justamente o oposto do que alegam. Veja At 8,30-35 e 2Pd 3,15-16.
A Bíblia não define o que significa.

Eles alegam que Maria teve outros filhos a despeito do fato que isso não é declarado em nenhum lugar da Escritura.

Com essa alegação falsa eles devem perceber que ao fazê-la, eles insultam a Sagrada Família e a Santíssima Trindade.

Eles dizem que a Bíblia descreve algo chamado "O Arrebatamento" quando de fato não o faz. Este termo é uma invenção Protestante de século 19 de autoria de John Nelson Darby em 1827 e popularizada por Cyrus Scofield em 1909 por meio de uma nota de pé de página em sua Scofield Reference Bible.


Aquiestão algumas reflexões para osque acreditam na Sola Scriptura. É o último prego no caixão desta falsa doutrina se você não puder responder a estas simples perguntas...
Onde está na Escritura Jesus dando instruções aos Seus Apóstolos para escreverem um Evangelho?

Se os escritores do Evangelho acreditavam em SS, por que eles recordaram a Tradição oral, como por exemplo em Mateus 2,23, "...para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno"? Esta afirmação dos profetas não se encontra em nenhum lugar da Sagrada Escritura.

Dos 39 Artigos sobre Religião Estabelecidos pelos Bispos, o Clero, o Laicato da Igreja Protestante Episcopal nos Estados Unidos da América, em Convenção, no duodécimo dia de setembro, no ano de Nosso Senhor de 1821, o artigo número 6, afirma:
"6. A suficiência da Sagrada Escritura para a salvação:
A Sagrada Escritura contém todas as coisas necessárias para a salvação. Consequentemente o que quer que não se possa ler na Escritura ou não possa ser provado por meio da Escritura não se pode exigir que alguém acredite como artigo de fé. Nem tal coisa é considerada necessária ou ordenada para a Salvação. Por Sagrada Escritura queremos dizer aqueles livros canônicos do Antigo e do Novo Testamentos cuja autoridade nunca foi motivo de dúvida dentro da igreja."
Onde estão na Bíblia as palavras que afirmam que a Palavra de DEUS se restringe somente ao que está escrito na Escritura? Onde está na Bíblia escrito o mencionado parágrafo número 6? Onde na Bíblia foi dada autoridade a alguém de fazer tal pronunciamento?

Onde na Bíblia é dada autoridade para formar outra Igreja além da única que Jesus Cristo fundou? Salmos 127,1

Como sabemos que os livros dentro da Bíblia são a Bíblia?
A Bíblia por si mesma nos forneces uma lista de livros inspirados?

Onde a Bíblia alega ser a única autoridade para Cristãos em matéria de fé e moral?

Se "toda escritura é inspirada", conforme afirmado em 2Timóteo 3,16, então por que os Evangelhos de André, Bartolomeu, Pedro, Marcion, Tomé, Nicodemos e muitos outros não estão na Bíblia?
Quem tinha a autoridade de decidir não incluí-los?

Se o significado da Bíblia é tão claro e tão facilmente interpretável, conforme tantos não-Católicos alegam, e se o Espírito Santo guia toda denominação a interpretá-la na verdade, então por que existem 33.820 seitas não-Católicas e milhões de não-Católicos individuais, todos interpretando a Bíblia de maneira diferente?

Já que os não-Católicos alegam que "o Espírito Santo os está guiando", como pode o Espírito Santo estar "dizendo" a cada um deles uma "verdade" diferente? A mim me parece que setodas ensinassem a mesma "verdade", então haveria somente uma Igreja, e não dezenas de milhares conforme sabemos que existe.

Os não-Católicos geralmente alegam concordar "nas coisas importantes". Se é assim, então qual das milhares de seitas pode ou tem a autoridade dedecidir disputas doutrinais entre elas mesmas?

Os reformadores seguiram a SS quando ensinaram sobre a Sagrada Escritura? Refiro-me a Hebreus 13,17, por exemplo.

Onde na Bíblia se diz que: "Se você não concorda com a Igreja que Jesus Cristo fundou, você deveria fundar sua própria igreja"?

Alguém pode começar sua própria igreja simplesmente segurando uma Bíblia e alegando ser ela a sua autoridade? Onde se diz isso na Escritura?

Como foi que a Igreja primitiva evangelizou, sobreviveu e prosperou por mais de 350 anos sem saber ao certo quais livros pertenciam ao cânon da Escritura?

Quem tinha a autoridade para decidir infalivelmente quais livros pertenciam ao cânon do Novo Testamento e fazer com que todos os Cristãos acatassem esta decisão?

Por quê os acadêmicos não-Católicos reconhecem concílios da Igreja Católica de Hipona e Cartago como tendo decidido infalivelmente o cânon do Novo Testamento enquanto ao mesmo tempo negam o cânon do Antigo Testamento decidido pelos mesmos Bispos nos mesmos concílios?

Por que os não-Católicos aceitamas decisões doConcílioJudeude Jamniaa respeito do cânon do Antigo Testamentoenquanto ao mesmo tempo negam ocânon Cristão decidido pelos Concílios de Hipona e Cartago?
No final das contas, o Concílio de Jamnia foi conclamado pelos judeus especificamente parase opor aouso Cristão doAntigo Testamento.

Como os não-Católicos podem aceitar as decisões infalíveis dos Bispos de Hipona e Cartago a respeito do cânon do Novo Testamento e ao mesmo tempo rejeitarem outros ensinamentos dos mesmos Bispos como por exemplo a Verdadeira Presença de Cristo na Eucaristia e honrar Maria? É importante ressaltar que os reformadores originais tais como Martinho Lutero pregaram eles mesmos essas verdades.

Como poderia a SS ter funcionado por mais de1400 anos depois de Jesus Cristo ter fundado Sua Igreja quando a vasta maioria daspessoas era analfabeta?

Como poderia a SS funcionar por todos os anos antes da invenção da imprensa em 1450, quando a Bíblia era caríssima porque tinha que ser copiadaà mão por Monges num período de muitos anos para cada cópia?

Por que não há documentos históricos genuínos apoiando a Sola Scriptura antes da Reforma?

Quando os partidários da reforma se separaram da autoridade da Igreja Católica, eles perderam toda a autoridade, de forma que se voltaram para a Bíblia e declararam que esta era a sua única fonte de autoridade (SS). Ao fazer isso, ignoraram as próprias palavras de Jesus Cristo, já que Ele nos disse muito claramente onde está a maior autoridade visível na terra. Releia Mateus 18,15-18. Preste atenção especial ao versículo 17, já que Ele nos diz o que acontece com aqueles que não obedecem à autoridade designada por Ele.

Já que só existe uma Sagrada Escritura, e só um Espírito Santo para nos inspirar, como pode então:

Batistas acreditarem que uma vez salvo, sempre salvo, enquanto que a Igreja de Cristo diz que isto não consta da Escritura?

Adventistas do Sétimo Dia dizerem que temos que prestar culto no Sábado,mas os Presbiterianos dizerem que é no Domingo?

Luteranos acreditarem na "Presença Verdadeira" na Sagrada Eucaristia, mas os Batistas não?

Episcopais dizerem que A Trindade é 3 pessoas em um DEUS, mas os Mórmons dizerem que são 3 DEUSES separados?

Metodistas aceitarem ministros do sexo feminino, mas os Batistas dizerem que não é Bíblico?
A Assembléia de DEUS usar música instrumental, mas a Igreja de Cristo dizer que não é Bíblico?
Todas as denominações acima usam a mesma Bíblia, então por que todas elas não ensinam a mesma doutrina?
A resposta é simples. Elas todas praticam a tradição feita pelo homem da Sola Scriptura e sua acompanhante, a interpretação individual desta. Se você colocasse num mesmo lugar 33.820 pessoas que praticam a SS, e pedisse a cada uma delas para interpretar a Bíblia, você obteria 33.820 opiniões diferentes, exatamente como vemos hoje em dia.

"A Bíblia é um livro sobrenatural e só pode ser entendido com ajuda sobrenatural."

A.W. Tozer

Opiniões pessoais não têm nenhum fundamento na verdade doutrinal.
Você percebe agora por que há dezenas de milhares de denominações não-Católicas?
Então qual dessas 33.820 seitas não-Católicas tem a autoridade de dizer: "Isto é deste jeito oué a verdade de acordo com o queEspírito Santo nos diz"?
A resposta para essa pergunta é que nenhuma delas têm.
Consequentemente, é obrigação de todos encontrar a única Igreja que realmente tem autoridade. Para ter uma só verdade, você precisa ter só uma autoridade, e esta única autoridade foi dada pelo Próprio Jesus Cristo à única Igreja que Ele fundou em Mateus 16,18.
Leia Mateus 18,18 e Lucas 10,16.

Este arquivo é parte 1 de uma série de dois. Se você ainda não leu, por favor continue a leitura na parte 2: "A Origem da Sola Scriptura".




BONG.G..G...G....G.....
BONG.G..G...G....G.....
BONG.G..G...G....G.....
BONG.G..G...G....G.....
BONG.G..G...G....G..........
BONG.G..G...G....G....
BONG.G..G...G....G.


Perdão, mas o paciente acaba de falecer...
Sangrou até a morte...


Alguém chamou o coveiro?
Todos em silêncio para o toque fúnebre por favor...


©
Escrito por Bob Stanley em 14 de outubro de 1997
Atualizado em 10 de maio de 2003

Voltar à Página Principal