Ave Maria, a Nova Eva.




Se você já leu outro arquivo postado neste website chamado "Tipos e Sombras", terá aprendido que o Antigo Testamento prefigura pessoas, objetos e acontecimentos do Novo Testamento. Por exemplo, os "tipos" de Jesus Cristo são numerosos: Adão, Abraão, José, Moisés e Davi, só para citar alguns. O "tipo" do A.T é sempre inferior à realidade no N.T, ou "antítipo", e algumas vezes é o seu oposto. Adão é um "tipo" de Jesus Cristo, e Jesus é até chamado "O Último Adão" em 1Cr 15,45.
Então temos agora um primeiro e um segundo Adão. Entretanto, Adão tinha Eva, a mãe de toda a humanidade. Tipologia da Escritura não seria viável a não ser que houvesse um "tipo" de Nova Eva assim como um Novo Adão. O propósito deste arquivo é mostrar que a Nova Eva, Maria, também tinha muitos "tipos" no A.T..

Eva, O "Tipo" do A.T..........................Maria, o Antítipo do N.T.
Criada sem pecado original, Gn 2,22-25.........Criada sem pecado original, Lucas 1,28.42 *1
Houve uma virgem, Gn 2,22-25.......................Houve uma virgem, Lucas 1,27-34
Houve uma árvore, Gn 2,16-17..........................Houve uma cruz feita de uma árvore, Mt 27,31-35
Houve um anjo decaído, Gn 3,1-13................Houve um anjo fiel, Lucas 1,26-38
Uma serpente satânica a tentou, Gn 3,4-6...........Um dragão satânico a ameaçou, Ap 12,4-6,13-17
Houve orgulho, Gn 3,4-7...............................Houve humildade, Lucas 1,38
Houve desobediência, Gn 3,4-7....................Houve obediência, Lucas 1,38
Houve uma queda, Gn 3,16-20...........................Houve redenção, João 19,34
Morte veio através de Eva, Gn 3,17-19..............A Própria Vida veio através de Maria, João 10,28
Ela foi mencionada em Gênese 3,2-22................Ela foi mencionada em Gênese 3,15
Não podia se aproximar da árvore da vida, Gn 3,24......Aproximou-se da "Árvore da Vida", João 19,25
Um anjo a manteve fora do Éden, Gn 3,24............Um anjo a protegeu, Ap 12,7-9
Profecia da vinda de Cristo, Gn 3,15.......A Encarnação de Cristo, Lucas 2,7
O primogênito foi um menino, Gn 4,1...................O primogênito foi um menino, Lucas 2,7, Ap 12,5
O primogênito tornou-se um pecador, Gn 4,1-8................O primogênito era o Salvador, Lucas 2,34
A mãe de todos os viventes, Gn 3,20................A mãe espiritual de todos os viventes, João 19,27
Retornou ao pó, Gn 3,19................................Elevada ao Céu, Ap 11,19,12:1

*
1. Já que Eva foi criada sem pecado original, assim como Adão, então as realidades desses "tipos" do Antigo Testamento tinham que ser também sem pecado original. Sabemos que Jesus não tinha pecado original, e também Maria, a realidade de Eva do Novo Testamento, tinha que ser sem pecado original, ou então ela seria inferior a seu "tipo". Leia "
A Imaculada Conceição " neste website.




O que os Pais da Igreja tinham a dizer sobre a "Nova Eva"?

São Justino Mártir, em cerca de 155 D.C., escreveu:
"'...e que Ele se tornou Homem por meio da Virgem a fim de que o curso tomado pela desobediência no início, através da estratagema da serpente, possa ser também o mesmo curso pelo qual seria vencida. Pois Eva, virgem e imaculada, concebeu a palavra da serpente, e deu à luz desobediência e morte. Mas a Virgem Maria recebeu fé e júbilo quando o anjo Gabriel anunciou-lhe as boas notícias de que o Espírito do Senhor desceria sobre ela e os poderes do Altíssimo a cobririam com sua sombra, e por conseguinte o Santo nascido dela seria chamado Filho de Deus. E ela respondeu "Faça-se em mim segundo a vossa palavra".'"
Diálogo com Trifão (100) (Jurgens-141)


Santo Irineu escreveu o seguinte entre 180-199 D.C.:
"Consequentemente, então, Maria a Virgem prova ser obediente, dizendo"Eis aqui, Senhor, vossa serva; faça-se em mim segundo vossa palavra." Eva, entretando, era desobediente; e quando ainda virgem, ela não obedeceu... tendo-se tornado desobediente, foi feita causa da morte para si mesma e para toda a raça humana; então também Maria, prometida a um homem mas mesmo assim ainda uma virgem, sendo obediente, foi feita causa da salvação para si mesma e para toda a raça humana... Assim, o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que a virgem Eva tinha atado na descrença, a Virgem Maria desatou através da fé."
Contra Heresias (3,22,4) (Jurgens-224)



Tertuliano escreveu o seguinte entre 208 e 212 D.C.:
"Pois foi enquanto Eva ainda era virgem que a palavra do diabo se esgueirou para erguir um edifício de morte. Da mesma maneira, através de uma Virgem, a Palavra de Deus foi introduzida para estabelecer uma estrutura de vida. Assim, o que foi posto em ruínas por este sexo, foi pelo mesmo sexo reestabelecido na salvação. Eva acreditara na serpente; Maria acreditou em Gabriel. Aquilo que uma destruiu por acreditar, a outra, por acreditar, endireitou."
A Carne de Cristo (17,5) (Jurgens-358)


Santo Agostinho escreveu em 396 D.C.:
"Nosso Senhor Jesus Cristo, entretanto, que veio para libertar a humanidade, na qual tanto homens e mulheres estão destinados à salvação, não era avesso a homens, pois Ele tomou a forma de um homem, nem a mulheres, pois nasceu de uma mulher. Além disso, há aqui um grande mistério: que justamente como a morte nos vêm através de uma mulher, a Vida nos nasce através de uma mulher; que o diabo, derrotado, seria atormentado por cada natureza: a feminina e a masculina, já que se deleitou em enganar a ambas."
Combate Cristão (22,24) (Jurgens-1578)



Maria é mencionada no primeiro livro da Bíblia e no último, e em muitos livros intermediários. Leia "A Bem-Aventurada Virgem Maria na Bíblia".



A palavra "Ave", ao contrário, torna-se "Eva".

©
Escrito por Bob Stanley em 11 de março de 2000
Atualizado em 12 de março de 2003



 
Voltar à Página Principal