Todos Pecaram
Romanos 3,23
 


"...com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de DEUS."
Rm 3,23

Os Protestantes mostram este versículo como "prova" contra a Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. A Imaculada Conceição significa que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi concebida e nasceu sem o pecado original. Entretanto, este versículo nem sequer se refere ao "Pecado Original", que é imputado à quase toda a humanidade pelo pecado de Adão e Eva. Digo quase todos, simplesmente porque a uns poucos não foi imputado o pecado original, a saber: Adão, Eva, Jesus Cristo e a Nova Eva, Maria Bendita.
Romanos 3,23 só se refere aos pecados que cometemos de nossa livre vontade.


Há exceções para a palavra "Todos"?
E quanto a Jesus Cristo? Ele alguma vez pecou em Sua humanidade?
E quanto a bebês e aqueles que sofrem de retardamento mental, que não têm o poder da razão? Eles pecaram? As crianças abaixo da idade da razão pecaram? Pessoas senis e em coma pecaram? Conforme você pode ver, há exceções.

Lucas 1,6, a respeito de Zacarias e Isabel, os pais de João Batista: "Ambos eram justos diante de DEUS e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor".
Lucas 1,15, a respeito de João Batista: "Porque ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo.".

Esses versículos dão a impressão de que Zacarias, Isabel e João Batista pecaram?

Você pode ver prontamente que há muitas exceções ao termo "Todos pecaram". Já que lhes mostrei que há muitas exceções à palavra "TODOS", por que então alguém não poderia permitir mais uma exceção, a Mãe de DEUS?

A palavra grega: "PAS", que significa "TODOS", pode ter significados diferentes conforme mostrado em outros versículos da Sagrada Escritura.

João 12,19: "O mundo todo corre após ele!" Isso quer dizer que todas as pessoas no mundo inteiro realmente correram para Cristo?

Mt 3,5-6, "Pessoas de Jerusalém, de TODA a Judéia e de TODA a circunvizinhança do Jordão vinham a ele. Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão."
Isso quer dizer que TODAS as pessoas da Judéia e da região do Jordão foram batizadas?

A frase "o mundo inteiro" não significa realmente todas as pessoas no mundo. As palavras "mundo inteiro" e "todos" são usadas com inúmeros significados diferentes na Escritura, e raramente querem significar literalmente todas as pessoas.

Rm 11,26, "TODA Israel será salva." Nós sabemos com certeza que "TODA" Israel não será salva.

Rm 15,14, "...estais cheios de bondade, cheios de "TODO" o conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros..." Aqui sabemos com certeza que a única pessoa cheia de "TODO" conhecimento é o Próprio DEUS.

A palavra grega "pas", em muitos versículos da Escritura, significa apenas um "grande número", ou "muito, muitos". Já  que há exceções para Jesus Cristo e para outras pessoas indicadas acima, o significado poderia ser visto como "TODOS estão sujeitos ao pecado". No caso da Bem-Aventurada Virgem Maria, a insenção de pecado foi concedida por uma graça especial de DEUS.



1 João 3,9: "Todo o que é nascido de DEUS não peca."
©
Escrito por Bob Stanley em 3 de agosto de 1999
Atualizado em 14 de junho de 2003

Voltar à Página Principal...